Filme épico de ação e aventura histórica de 2006, produzido e dirigido por Mel Gibson, que também coescreveu o roteiro com Farhad Safinia. O elenco, composto por atores indígenas e mexicanos, inclui Rudy Youngblood, Raoul Trujillo e Dalia Hernández. A trama se passa na Península de Yucatán por volta de 1511, retratando a jornada de um jovem caçador mesoamericano chamado Jaguar Paw.
A história começa quando Jaguar Paw, seu pai, Flint Sky, e outros membros de sua tribo encontram um grupo de refugiados fugindo de guerra e devastação. Preocupado, Flint Sky alerta o filho sobre o medo que consome aquelas pessoas. Naquela noite, um ancião conta uma história profética sobre uma entidade que, consumida por um vazio insaciável, continua a tomar tudo até não restar mais nada no mundo.
Na manhã seguinte, a vila é brutalmente atacada por saqueadores maias, liderados por Zero Wolf. Muitos são mortos, incluindo Flint Sky, assassinado pelo guerreiro sádico Middle Eye. Durante o ataque, Jaguar Paw consegue esconder sua esposa grávida, Seven, e seu filho pequeno, Turtles Run, em um poço, mas é capturado. Os saqueadores cortam a corda do poço antes de partir, deixando sua família presa, e levam os adultos sobreviventes em uma marcha forçada pela selva.
Durante a jornada, o grupo testemunha os sinais do declínio da civilização maia: florestas devastadas, plantações de milho falidas e vilas dizimadas por uma doença desconhecida. Eles encontram uma menina enferma que profetiza o fim do mundo maia. Ao chegarem na cidade, os cativos são separados: as mulheres são vendidas como escravas e os homens são levados para serem sacrificados no topo de uma pirâmide para apaziguar os deuses.
Jaguar Paw está prestes a ser sacrificado quando um eclipse solar ocorre. Os sacerdotes interpretam o evento como um sinal de que os deuses estão satisfeitos, poupando a vida dos cativos restantes. No entanto, eles são levados para um campo de treinamento, onde são forçados a participar de um jogo mortal: devem correr para escapar de lanças arremessadas, com a promessa de liberdade se sobreviverem. Jaguar Paw é ferido, mas consegue matar o filho de Zero Wolf e escapa para a selva.
Enfurecido, Zero Wolf lidera um grupo, incluindo Middle Eye, para caçar Jaguar Paw. Usando seu profundo conhecimento da floresta, Jaguar Paw vira o jogo contra seus perseguidores, que são eliminados um a um por armadilhas, animais selvagens e em confrontos diretos. Ele mesmo mata Middle Eye e, por fim, Zero Wolf, atraindo-o para uma armadilha com estacas.
Perseguido pelos dois últimos guerreiros, Jaguar Paw chega à praia, onde testemunha a chegada de navios espanhóis e conquistadores. Enquanto os maias ficam paralisados pela visão, Jaguar Paw corre de volta à sua vila, resgata sua esposa e filho do poço, que estava prestes a transbordar com a chuva, e descobre com alegria que nasceu seu segundo filho. Olhando de longe para os navios espanhóis, Jaguar Paw decide não se aproximar dos estrangeiros e, junto de sua família, parte para recomeçar uma nova vida longe tanto dos maias quanto dos espanhóis.