Filme de animação norte-americano de 2001, dos gêneros fantasia científica e aventura, produzido pela Walt Disney Feature Animation. Dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise, o filme se destaca por ter se afastado do formato musical tradicional da Disney, inspirando-se nas obras de Júlio Verne para criar uma narrativa de expedição e descoberta. Uma de suas características mais marcantes foi a adoção do estilo visual distintivo do artista de quadrinhos Mike Mignola. O longa também fez uso extensivo de animação gerada por computador (CGI) e teve uma linguagem própria, o atlante, criada pelo linguista Marc Okrand.
A história se passa em 1914 e acompanha Milo Thatch, um jovem e modesto linguista e cartógrafo que sonha em provar a existência da lendária cidade perdida de Atlantis. Seus superiores no museu onde trabalha ridicularizam suas teorias, mas sua vida muda quando o excêntrico milionário Preston B. Whitmore, um amigo de seu falecido avô aventureiro, recruta Milo para liderar uma expedição secreta. Whitmore fornece a Milo o Diário do Pastor, um antigo manuscrito atlante que contém as coordenadas para encontrar a cidade.
Milo junta-se a um diversificado grupo de mercenários e especialistas a bordo do submarino Ulysses, comandado pelo carismático e determinado Comandante Lyle Tiberius Rourke e sua segunda em comando, Helga Sinclair. A tripulação inclui personagens excêntricos como a mecânica Audrey Ramirez, o médico Dr. Joshua Sweet e o geólogo “Toupeira”. A expedição enfrenta seu primeiro grande perigo quando um leviatã mecânico gigante destrói o submarino, forçando os sobreviventes a seguir por uma caverna submarina que os leva até as ruínas de Atlantis.
Ao chegarem, a equipe é recebida pela Princesa Kida, que, assim como todos os atlantes, possui uma longevidade extraordinária. Ela leva o grupo até seu pai, o Rei Kashekim, que os recebe com hostilidade e ordena que partam. No entanto, a capacidade de Milo de ler a linguagem ancestral atlante, uma habilidade perdida pelo povo, faz com que Kida peça sua ajuda para redescobrir a história e a tecnologia de sua civilização, que entrou em declínio.
Milo aprende que a prosperidade e a longevidade de Atlantis são sustentadas pelo “Coração de Atlantis”, um cristal gigantesco e energético. A traição então é revelada: o Comandante Rourke planeja roubar o cristal para vendê-lo no mundo exterior, sabendo que isso condenaria toda a civilização atlante à morte. Ele fere mortalmente o Rei e, descobrindo a localização do cristal, captura Kida quando ela se funde com a poderosa relíquia para protegê-la.
Com a ajuda dos membros da tripulação que se recusaram a seguir Rourke, Milo convence os atlantes a reativarem suas naves voadoras ancestrais. Eles perseguem Rourke e seus mercenários através de um vulcão, travando uma batalha épica que resulta na derrota do traiçoeiro comandante. Enquanto o vulcão entra em erupção, Kida, ainda fundida com o cristal, desperta guardiões de pedra que protegem a cidade da lava, salvando Atlantis. O cristal então se separa dela e permanece pairando no céu, restaurando o equilíbrio.
Com a cidade salva, Milo decide ficar em Atlantis ao lado de Kida, por quem se apaixonou. Seus amigos da tripulação retornam à superfície com uma pequena parte do tesouro e um cristal cada, prometendo guardar o segredo da localização do reino. Kida é coroada rainha e, juntos, ela e Milo esculpem uma efígie de seu pai para juntar-se às dos antigos governantes, observando o Coração de Atlantis enquanto a cidade recupera seu esplendor perdido.