Age of Empires III

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Jogo de estratégia em tempo real desenvolvido pela Ensemble Studios e publicado pela Microsoft Game Studios. Lançado em 2005 para PC e em 2006 para Mac. Uma versão do jogo para N-Gage foi desenvolvida pela Glu Mobile, e foi lançada em 28 de abril de 2009. O jogo introduziu inovações na série, como o conceito de “Cidade Natal”, que combina elementos de estratégia em tempo real com características de RPG. Além disso, foram lançados dois pacotes de expansão: The WarChiefs (2006), que adicionou civilizações nativas americanas, e The Asian Dynasties (2007), que trouxe civilizações asiáticas. Uma versão remasterizada, Age of Empires III: Definitive Edition, foi lançada em 2020.

No jogo, os jogadores começam com um centro urbano, um explorador armado e alguns aldeões, e devem explorar o mapa, coletar recursos e desenvolver sua civilização. Conforme avançam em “Eras” tecnológicas, como a Era Colonial e a Era Imperial, os jogadores desbloqueiam novas unidades, edifícios e melhorias. Um sistema de “Políticos” oferece bônus ao avançar de era, e a Cidade Natal permite enviar reforços e recursos durante a partida. O jogo também inclui um sistema de experiência, onde ações como construir edifícios e derrotar inimigos geram pontos de experiência, que podem ser usados para receber envios da Cidade Natal.

O jogo oferece oito civilizações principais, cada uma com unidades e vantagens únicas, como espanhóis, britânicos, franceses e otomanos. Além disso, há tribos nativas americanas que podem ser aliadas, oferecendo unidades especiais. As expansões adicionaram mais civilizações, como os iroqueses, sioux e aztecas em The WarChiefs, e indianos, japoneses e chineses em The Asian Dynasties. Cada civilização tem um estilo arquitetônico único, refletindo sua cultura e período histórico.

A Cidade Natal é um dos elementos mais inovadores do jogo. Funcionando como uma segunda cidade, ela é persistente entre partidas, permitindo que os jogadores personalizem suas estratégias com cartas de envio, que podem ser econômicas, militares ou defensivas. Conforme a Cidade Natal evolui, mais cartas e opções são desbloqueadas, incentivando os jogadores a criar decks personalizados para diferentes situações.

As unidades do jogo são divididas em civis e militares, com os aldeões sendo responsáveis pela coleta de recursos e construção de edifícios. As unidades militares incluem infantaria, cavalaria e artilharia, cada uma com vantagens e desvantagens específicas. O explorador é uma unidade única, responsável por explorar o mapa e coletar tesouros, além de construir postos comerciais. Mercenários também estão disponíveis, mas exigem grandes quantidades de ouro para serem contratados.

Os edifícios desempenham um papel crucial no jogo, servindo para treinar unidades, pesquisar melhorias e fornecer defesa. Cada civilização tem edifícios únicos, e o estilo arquitetônico varia conforme a cultura, como o estilo europeu ocidental, europeu oriental e mediterrâneo. O avanço nas eras também altera a aparência e as capacidades dos edifícios.

Age of Empires III foi um sucesso comercial e crítico, vendendo mais de dois milhões de cópias até 2008 e recebendo prêmios como “Melhor Jogo de Estratégia em Tempo Real de 2005” pela GameSpy. A versão original foi descontinuada em 2024, mas a Definitive Edition permanece disponível, garantindo que os fãs continuem a desfrutar deste clássico da estratégia.

FONTE: en.wikipedia.org/wiki/Age_of_Empires_III

PS.: Eu joguei muito este jogo na versão móvel, na época eu tinha um Motorola MotoCubo! E você?

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