TV Colosso foi um programa infantil exibido pela TV Globo entre 1993 e 1997, criado por Luiz Ferré, Beto Dorneles e Boninho. Substituiu o Show do Mallandro e apresentava bonecos caracterizados como cães, simulando o cotidiano de uma emissora de televisão. A protagonista era Priscila, uma sheepdog, acompanhada por diversos personagens, como Borges, o diretor de imagem.
O programa era exibido nas manhãs da Globo e trazia desenhos animados intercalados com esquetes humorísticas. Um dos momentos icônicos acontecia ao final do programa, quando um boneco vestido de chef anunciava o horário do almoço com sotaque francês, seguido pelo encerramento com o grito coletivo de “Até amanhã!”. Em 1997, o programa foi substituído por Angel Mix e Caça Talentos, apresentados por Angélica.
Em 2024, TV Colosso foi reexibida no canal Viva, com uma seleção especial de 40 episódios, e também disponibilizada no Globoplay. A série, apesar de infantil, tinha humor sofisticado e referências ao universo adulto, utilizando elementos de sitcoms norte-americanas. Exemplo disso era o Jornal Colossal, paródia do Jornal Nacional, com personagens como Walter Gate e Capachildo Capachão.
O programa fazia sátiras de atrações da TV Globo e de outras emissoras, como Clip-Cão (inspirado no Clip Clip), novelas como Pedigree e A Princesa Pirata, além de esportes e programas de auditório. Até o Você Decide ganhou uma versão chamada Você Escolhe, evidenciando a criatividade dos roteiristas.
A produção contou com talentos como os cartunistas Angeli, Laerte e Glauco, além da participação não creditada de Luiz Fernando Veríssimo nos roteiros. Os bonecos foram desenvolvidos pela empresa Inventiva Bonecos e Cenários, com tecnologia adquirida em Los Angeles. A manipulação envolvia radiocontrole e atores vestindo fantasias, além de efeitos especiais avançados para a época.
Os cenários foram construídos em diferentes proporções, usando materiais reciclados. O programa utilizou técnicas como chroma key e newsmate para criar efeitos visuais inovadores. Para o filme baseado na série, foram criadas três versões do boneco Gilmar, adaptadas para diferentes cenas. A manutenção dos bonecos incluía banhos periódicos com xampu e condicionador.
A trilha sonora de TV Colosso teve grande sucesso, com álbuns lançados entre 1993 e 1995. O primeiro álbum recebeu disco de ouro e incluía a música tema Eu Não Largo o Osso. Em 2024, os álbuns foram relançados em plataformas digitais, como Spotify e Deezer, mantendo viva a memória do programa que marcou gerações.