Filme de animação norte-americano de 2002, dos gêneros ficção científica e aventura. Dirigido por John Musker e Ron Clements, a produção é uma adaptação espacial do romance clássico “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson. Com um orçamento elevado, foi o filme animado tradicional mais caro já feito, utilizando uma técnica inovadora que combinava animação 2D tradicional sobre fundos em 3D computadorizada. Apesar de sua receita de bilheteria não ter atingido as expectativas, a obra recebeu críticas geralmente positivas e conquistou uma base de fãs fiel ao longo dos anos.
A história acompanha o jovem Jim Hawkins, que vive com sua mãe, Sarah, administrando uma estalagem no planeta Montressor. Sua vida tranquila é interrompida quando um homem chamado Billy Bones chega em sua nave espacial e, antes de morrer, entrega a Jim um globo, alertando-o para “cuidado com o ciborgue”. Após a estalagem ser atacada e destruída por piratas, Jim foge com sua mãe e o amigo da família, Dr. Delbert Doppler. Eles descobrem que o globo contém um mapa estelar holográfico que leva à localização do lendário Planeta do Tesouro, onde o infame pirata Capitão Flint escondeu seu tesouro.
Determinado a encontrar o tesouro, Doppler comissiona a nave RLS Legacy, comandada pela capitã felina Amelia e seu imediato de pele rochosa, Sr. Arrow. Jim junta-se à tripulação como grumete, sob a supervisão do cozinheiro John Silver, um carismático ciborgue por quem Jim desconfia ser aquele a quem Bones se referiu. Durante a viagem, Jim e Silver desenvolvem um relacionamento complexo, quase paternal. No entanto, a jornada é marcada pela tragédia quando o Sr. Arrow é morto durante uma tempestade espacial, um evento orquestrado pelo traiçoeiro tripulante aracnídeo Scroop.
Ao chegarem ao Planeta do Tesouro, a verdadeira natureza da tripulação é revelada: eles são piratas liderados por Silver, que incitam um motim. Jim, Doppler, Amelia e a mascote Morph, um ser metamorfo, conseguem escapar da nave, mas não sem antes Amelia ser ferida. É quando Jim descobre que o mapa que carregava era, na verdade, Morph disfarçado, e o mapa real ainda estava a bordo da RLS Legacy.
Jim, Morph e B.E.N., um robô navegador excêntrico que perdeu sua memória, infiltram-se na nave para recuperar o mapa. Lá, Jim enfrenta Scroop em um combate, conseguindo derrotá-lo. O grupo então retorna ao acampamento, apenas para encontrar Doppler e Amelia feitos reféns pelos piratas. Silver força Jim a usar o mapa, que os guia até um enorme portal capaz de se conectar a qualquer lugar do universo, construído por Flint no núcleo do planeta.
O portal é aberto para a câmara do tesouro, revelando que o próprio planeta é uma gigantesca máquina. Enquanto os piratas saqueiam o local, Jim encontra o esqueleto de Flint segurando o circuito de memória que faltava a B.E.N. Ao reinstalá-lo, o robô se lembra de que Flint programou o planeta para autodestruir-se caso alguém entrasse na câmara. Com o planeta desmoronando, Silver inicialmente tenta fugir com seu saque, mas muda de ideia para salvar Jim, demonstrando seu afeto pelo jovem.
Para escapar da destruição, Jim usa uma prancha improvisada para ativar o portal em direção a Montressor, permitindo que a danificada RLS Legacy passe em segurança. Antes de partir, Jim permite que Silver escape. Como presente de despedida, Silver deixa Morph com Jim e lhe dá um punhado de tesouro que conseguiu salvar. De volta a casa, Jim usa o tesouro para reconstruir a estalagem da família, Doppler e Amelia se casam e formam uma família, e Jim, agora amadurecido pela aventura, aceita a oferta de Amelia para se tornar um cadete na Academia Interestelar.