Sonic the Hedgehog 2

Resumo feito com IA. Não use como fonte de consulta!

Jogo de plataforma lançado pela Sega em 1992 para o Genesis/Mega Drive, desenvolvido pelo Sega Technical Institute (STI). A sequência direta do primeiro Sonic the Hedgehog (1991) apresenta o ouriço Sonic em uma missão para impedir que o Dr. Robotnik use as Chaos Emeralds para alimentar sua estação espacial, o Death Egg. O jogo introduz Miles “Tails” Prower, um jovem raposa com duas caudas que se torna parceiro de Sonic, além de oferecer jogabilidade mais rápida, fases maiores e um modo multiplayer competitivo.

O desenvolvimento do jogo começou em novembro de 1991, liderado por Mark Cerny, com membros da Sonic Team, incluindo Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara, se mudando do Japão para os EUA para participar do projeto. A produção enfrentou desafios, como diferenças culturais entre as equipes e cortes de fases devido a restrições de tempo. A trilha sonora, composta por Masato Nakamura da banda Dreams Come True, manteve o estilo energético do primeiro jogo.

Com um investimento de US$ 10 milhões em marketing, Sonic 2 foi lançado em novembro de 1992 com grande expectativa. O jogo foi aclamado pela crítica, que elogiou seus visuais, level design, jogabilidade e música, mas criticou a baixa dificuldade e as semelhanças com o antecessor. Com vendas de seis milhões de cópias até 2006 e uma receita de US$ 450 milhões, tornou-se o segundo jogo mais vendido do Genesis, atrás apenas do primeiro Sonic.

A jogabilidade mantém a fórmula clássica de side-scrolling em alta velocidade, com Sonic correndo, pulando e se enrolando em uma bola para atacar inimigos. Novidades como o “spin dash” (que permite acelerar a partir de uma parada) e a inclusão de Tails como personagem jogável em modo cooperativo trouxeram inovações. O jogo possui 11 zonas com 20 atos no total, com fases maiores e mais dinâmicas que as do primeiro jogo, incluindo loops verticais, molas e obstáculos aquáticos.

Os anéis continuam como sistema de defesa: coletá-los protege Sonic de danos, mas eles se espalham ao ser atingido. O jogador começa com três vidas e pode ganhar extras ao juntar 100 anéis ou encontrar power-ups como escudos e invencibilidade. As Chaos Emeralds são obtidas em “Special Stages” tridimensionais, onde o jogador desvia de bombas e coleta anéis em um tubo. Coletar todas as esmeraldas permite que Sonic se transforme em Super Sonic, ganhando habilidades aprimoradas.

O modo multiplayer permite corridas em tela dividida em três fases, com os jogadores competindo em categorias como pontuação, tempo e anéis coletados. Em 1994, o lançamento de Sonic & Knuckles trouxe a opção de jogar Sonic 2 com Knuckles, personagem que pode escalar paredes e planar, mas com pulo reduzido, alterando a dinâmica das fases.

Sonic 2 consolidou a franquia como um ícone dos videogames e ajudou a Sega a competir na “era 16-bit”. Considerado um dos melhores jogos de todos os tempos, teve relançamentos em diversas plataformas, incluindo uma versão remasterizada para mobile em 2013 e no pacote Sonic Origins (2022). Seu legado inclui uma comunidade dedicada a analisar protótipos vazados, que revelam conteúdos cortados durante o desenvolvimento.

FONTE: en.wikipedia.org/wiki/Sonic_the_Hedgehog_2

Marcadores ( tags )

Algo não está funcionando?

Notou algum recurso ( link, imagem, etc ) “quebrado” nesta pagina? Por favor, use o formulário de alerta abaixo. A correção será feita o mais breve possível.

    Solicitar remoção de conteúdo?

    Para impedir que práticas ilegais ocorram no ambiente digital e cumprir as exigencia do Marco Civil da Internet ( Lei 12.965/2014 ), disponibilisamos o formulário abaixo para que você possa solicitar a remoção deste conteúdo caso este viole os princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil.

      LGPD? Navegando neste site, você entende e aceita as práticas de privacidade do Google.
      GDPR? By browsing this site, you understand and accept Google's privacy practices.
      👍 Ok!